Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!
Parabéns, Srs. juizes...Continuem assim. Cuspam bastante na cara do povo...Ignorem bastante o sofrimento do povo saqueado e, depois, acertem as suas contas com o Universo: vocês e seus\suas comparsas em roubar a população. Mas, não se enganem: o Universo, a seu tempo, fará a justiça prevalecer...

terça-feira, 23 de abril de 2013

COMO PSICÓLOGA E MÃE, SOU CONTRA O TAPA NA BUNDA.


COMO PSICÓLOGA E MÃE, SOU CONTRA O TAPA NA BUNDA.
Valéria Giglio Ferreira - Psicóloga



Não que não tenha vontade de dar uns de vez em quando, ou, que isso nunca tenha ocorrido...nem uma única vez sequer, mas...me controlo ao máximo.

E o dito "tapa na bunda" está longe de ser inócuo. 

Primeiro - Porque ensina a agressão física como forma de solucionar problemas e conflitos, pois, se o tapa for muito leve fica parecido com carinho e confundirá a criança e se for um pouquinho mais forte, irá intimidá-la, o que  caracteriza  uso de agressão física para corrigir e educar - sou contra. 

Segundo - Porque quando chega o suposto ponto de se dar o tapa na bunda, talvez, esses mesmos pais e mães já tenham - ainda que sem ter consciência e até sem querer - falhado muito em aplicar os outros procedimentos educativos que a causa pediria.

Precisamos ter uma visão de conjunto, uma visão sistêmica da situação: se chegou a esse ponto, pode ser que a relação pais-criança já esteja bem disfuncional, e não é batendo - um tapinha que seja - que a solução real e profunda surgirá; ao contrário, um tapinha aqui e outro ali pode servir para camuflar omissões e dinâmicas inconscientes do sistema familiar.

Terceiro - Considerando que o uso das palmadas pode estar encobrindo outras falhas no sistema doméstico, como por exemplo: falta de disponibilidade dos pais para si mesmos enquanto marido e mulher, ou,  falta de tempo deles para com seus os filhos/as, considero ainda, que bater seja um dos caminhos mais curtos e fáceis para que eles consigam manter a obediência e a disciplina doméstica sem muito esforço, sem mexer em questões que talvez prefiram manter encobertas.

Mais fácil por exemplo do que a, às vezes, árdua e perseverante tarefa de falar, ensinar, insistir ou encontrar outras formas de punição ou negociação. Ou mais fácil do que lidar com os sentimentos ambíguos e contraditórios que a parentalidade costuma suscitar.

Nos tapas na bunda, puxões de orelha, beliscões no braço, etc, adultos podem estar escoando raivas, frustrações e agressões não-ditas e não elaboradas do sistema familiar.

Sentimento negativos que não encontram outro caminho, que não podem ser devolvidos à fonte, podem estar sendo deslocados de  relações entre adultos para a criança, que então, em resposta a esta situação: faz birra, teima, contraria seus pais e educadores ficando depositária e denunciante de problemas que não são seus.

A questão é complexa e não deve ser tratada de modo simplista.

Lembrando ainda, que hoje em dia, nem mesmo a legislação brasileira permite que se bata nas crianças.

Assim, penso também - fazendo eco a inúmeros psicólogos/as - que tem havido uma crescente tendência à medicalização da infância e justamente aí me pergunto se será que a sociedade estaria trocando as palmadas pelos remédios. A criança é normal, pula, ri, fala, corre como qualquer infante faria e logo em seguida já é taxada, rotulada de hiperativa.   

Então, a pergunta que não quer calar fica sendo: " - será possível pensar que alguns pais e mães, aliados a maus profissionais - estes por sua vez aliados às indústrias de medicamentos psicotrópicos -  poderiam estar medicalizando a infância para o próprio sossego dos pais e venda indiscriminada de remédios?

Se assim for, se esta troca em algum momento estiver sendo feita, o preço para estes pais, bem como para todos os envolvidos, com toda certeza não será barato.

Bem, então, dizíamos que tanto as palmadas quanto a crescente suposta medicalização da infância se configuram como duas maneiras disfuncionais de "dar um basta" nas crianças e proporcionar tranquilidade aos pais delas...Entretanto, duas soluções ruins...Aliás, não sei qual é a pior!!!

E não sei qual é a pior porque como não resolvem a questão na sua base, estas "soluções disfuncionais" criam complicações adicionais fazendo assim, girar o círculo da perpetuação do problema original.

E, vejam, adultos também teimam conosco e não sairmos por aí dando palmadas neles!

- Por quê???

Porque teríamos que nos haver com a resposta de igual para igual que eles nos dariam, mas,  com a criança temos uma relação hierárquica a  qual ela não tem como revidar à mesma altura.

À criança resta aceitar, se submeter ao tapa na bunda e ir buscar uma forma de se adaptar à situação.

Acredito que agressão aos menores seja algo meio covarde e tenho ouvido inúmeros relatos de pais e mães que não se sentem nada bem ao baterem ou depois de baterem em seus filhos\as.. 

Quarto - Também sou contra o tapa na bunda porque ao agirem assim, pais e mães podem ficar "viciados em bater" e a criança "viciada em apanhar", podendo esta, levar este modus vivendi e modus operandi para a sua vida adulta; como por exemplo na apreciação do sadismo ou do masoquismo. Apanhar se torna algo familiar, então, em suas relações adultas a criança que apanhava reproduzirá este cenário sendo um dos dois personagens: o que bate ou o que apanha. E neste caso, teríamos a reprodução do sofrimento interpessoal, pela reprodução da mesma solução disfuncional de conflitos.
 
Quinto - Porque sabemos que muitas crianças são tão carentes de atenção, de afeto e até de carinho dos pais que acabam aprontando muito "para apanhar", pois, para elas é o único momento em que sentem o calor das mãos de seu pai ou de sua mãe, e deste modo, apanhar passa a ser uma forma de ter contato físico com os pais, o que para muitas ainda é melhor do que não se sentirem vistas e não terem contato algum com aqueles/a que elas mais amam.

Se, como pais ou mães, pararmos para observar quando é que temos vontade de dar as palmadas, talvez possamos observar que, em geral, esses são momentos em que também já estávamos no limite com outras coisas, outros assuntos e outras pessoas.

Assim, conclui-se que educar dá trabalho e sem palmadas então...o trabalho é dobrado! 

Até mesmo porque exige de cada um de nós - pais, mães, professores e educadores - que, incontáveis vezes, nos auto eduquemos e nos reeduquemos para só depois educar, não reproduzindo as distorções e deformações a que eventualmente fomos submetidos.

Educar dá trabalho porque movimenta em nós a "Criança Interior" que fomos e o modo como fomos educados, amados, cuidados, repreendidos, reprimidos, abandonados, incentivados, criticados, elogiados, amparados ou desamparados, etc. 

Lidar com isto tudo exige tempo, prontidão para a tarefa educativa, amadurecimento, tomadas de consciência, paciência e dedicação ao delicado processo interno e externo que insurge. 

Dar o tapa na bunda encurta este trabalho essencial, e por outro lado, empobrece em muito o processo educativo.

Só pode educar bem quem já se educou, ou se reeducou.

Mas, como diz Içami Tiba, "Quem ama, educa"!  

- E tem que amar muito para educar!!!

© amar@gmail.com Todos os Direitos Reservados*.
Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais
Este texto pode ser reproduzido desde que se faça referência à autora e à fonte.


Modo de citação sugerido:


Ferreira, Valéria Giglio - Blog AMAR - ESCOLA DE CASAL E FAMÍLIA

6 comentários:

  1. I read thiss paragraph fully aboput the resemblance of most up-to-date
    and preceding technologies, it's amazing article.

    Also visit my weblog :: fun88 casino

    ResponderExcluir
  2. Whaat a information of un-ambiguity and preserveness oof precious know-how concerning unexpected emotions.


    Review my web sjte ... fun88 login

    ResponderExcluir
  3. What's up it's me, I am also visiting this website
    daily, this web page is in fact nice and the people are genuinely sharing pleasant thoughts.



    Feel free to visit my blog post transmission tulsa Repair shop

    ResponderExcluir
  4. Hmm it seems like your blog ate my first comment (it was
    extremely long) so I guess I'll just sum it up what Ihad written and say,
    I'm thoroughly emjoying your blog. I as well am an aspiring blog
    blogger but I'm still neww to the wole thing. Do you have any tips for beginner blog writers?
    I'd really apopreciate it.

    my blog post: m88

    ResponderExcluir
  5. hey there and thank you for your information – I have certainly
    picked up anything new from right here. I did however expertise some technical issues using
    this website, as I experienced to reload the site
    many times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will sometimes affect your placement
    in google and can damage your high-quality score if ads and marketing with Adwords.
    Anyway I'm adding this RSS to my e-mail and could look out for a lot more of
    your respective interesting content. Ensure that you update this again soon.

    My webpage :: somatodrol

    ResponderExcluir
  6. Thankfulness to my father who informed me concerning this website, this weblog is actually awesome.


    For a better review please check-out this site :: male enhancement information (clickforu.com)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Grata.

Valéria Giglio Ferreira
www.amar.psc.br