Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!
Parabéns, Srs. juizes...Continuem assim. Cuspam bastante na cara do povo...Ignorem bastante o sofrimento do povo saqueado e, depois, acertem as suas contas com o Universo: vocês e seus\suas comparsas em roubar a população. Mas, não se enganem: o Universo, a seu tempo, fará a justiça prevalecer...

sábado, 6 de abril de 2013

PRECONCEITO é uma coisa, ABSURDOS INCONSEQUENTES do tipo oba-oba são outra coisa!

PRECONCEITO é uma coisa, ABSURDOS INCONSEQUENTES do tipo oba-oba são outra coisa!

Algumas coisas me deixam perplexa, nos dias de hoje!

Uma delas é assistir como, atualmente, as pessoas engolem com inocência e credulidade qualquer porcaria que lhes seja oferecida: de alimentos a ideias.

Parece que algumas pessoas perderam o senso crítico, que ficaram desnorteadas, mergulhadas em pura ilusão.

E, como diz o ditado: quanto maior a ilusão, maior o tombo.

O resultado disto?

Todos mergulhados no caldeirão da mesma loucura social do "viva o hoje sem pensar no amanhã", cometendo os mesmo desatinos, comportando-se como se não houvesse consequência para nada, como se suas atitudes não impactassem para o bem ou para o mal sobre si próprios e sobre as outras pessoas - de familiares ao planeta.

Querem ter opinião própria, serem singulares como indivíduos, mas, acabam sendo manipulados por ideologias de massa, exatamente como aqueles que os/as precederam.

Muda a ideologia, mas, a massa de manobra continua a mesma!!!

É como se inúmeros adultos da atualidade tivessem se transformado em crianças ingênuas - ou ainda, nem tivessem crescido, talvez embalados e convencidos pelas melodias que criam a fantasiosa geração "forever young". 
Esses pseudo-adultos\as, eternos Peter Pans e Sininhos, ou, como nos mostra a psicologia junguiana "puer aeternus e puella aeternus" parecem confirmar a teoria que uma das grandes dificuldades e desafios do desenvolvimento humano está em abandonar o paraiso da infância - como nos ensina Marie-Louise Von Franz.
Neles, observamos uma quase total ausência da noção de limites, bem como, das correspondentes consequências a eles, para o caso de os mesmos serem negligenciados. 
É como se eles tivessem resolvido - e aos bandos - brincar de tudo-pode! 
Assim:  
"- Agora, vamos brinçar de tudo-pode!!!  
   - Ah, é, e como é que se brinca disto? 
   - Fantasiamos que podemos fazer tudo o que nosso desejo sugerir ou imaginar e saimos por aí fazendo isto, não nos importando se estamos magoando alguém ou não, se estamos sendo éticos ou não, se estamos assombrando e gerando insegurança e tristeza em crianças indefesas diante dos nossos atos ou não.  Fazemos porque desejamos. Isto basta!
  - O que importa é fazermos tudo o que queremos, ou, que pensamos que queremos. É assim é que se brinca de tudo-pode!"   
Então, creio mesmo que nossa sociedade tenha sido tomada por uma epidemia de pseudo-inocência que não cabe a pessoas maduras e responsáveis, de quem dependem terceiros, muitas vezes, em tenra idade
Mas, como todos buscam a felicidade, segundo a tese aristotélica, só nos resta pensar que tanta inconsequência e infantilidade não seja feita por mal, mas, porque algo bloqueou o acesso desta pessoas à maturidade psicológica.
Neste contexto, costuma surgir a famosa "inversão hierárquica", e então, encontramos filhos\as cuidado de pais e mães infantis.  
Para a saúde familiar esta é uma situação devastadora, porque de quem se espera controle e proteção se recebe desatinos e desvarios.
Quando adultos se comportam como crianças, as verdadeiras crianças é que sofrem os resultados disto.
 Sim...parece que algumas pessoas perderam o bom senso e a capacidade de pensarem por si mesmas, sem a massificação mídia, da Globo, das absurdidades que são propagadas hoje em dia, como sendo coisas normais e sem consequências.

Deste modo, faz-se necessário esclarecer que ter preconceito é uma coisa, dar apoio a cretinices inconsequentes é outra coisa.

Sou contra os preconceitos, mas, ouvir e ver as pessoas lidarem com situações sérias sem a devida seriedade, no puro oba-oba papo-cabeça, é aterrorizante e preocupante.

Sou pela volta - urgente - da capacidade e do direito ao raciocínio individual não massificado e pela volta do BOM SENSO.

Valéria Giglio Ferreira

Psicóloga
© amar@gmail.com Todos os Direitos Reservados*.
Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais
Este texto pode ser reproduzido desde que se faça referência à autora e à fonte.


Modo de citação sugerido:


Ferreira, Valéria Giglio - Blog AMAR - ESCOLA DE CASAL E FAMÍLIA
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Grata.

Valéria Giglio Ferreira
www.amar.psc.br