Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!
Parabéns, Srs. juizes...Continuem assim. Cuspam bastante na cara do povo...Ignorem bastante o sofrimento do povo saqueado e, depois, acertem as suas contas com o Universo: vocês e seus\suas comparsas em roubar a população. Mas, não se enganem: o Universo, a seu tempo, fará a justiça prevalecer...

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Casal e Família hoje: como encontrar o melhor caminho?

DICAS DE CONJUGALIDADE E FAMÍLIA
Valéria Giglio ferreira - Psicóloga      
Obra registrada na Biblioteca Nacional – Secretaria de Direitos Autorais.

Dentro da nova concepção de conjugalidade, a presença do amor e da satisfação a dois se coloca cada vez mais como uma necessidade para a consolidação e manutenção das uniões conjugais. Hoje sabemos que é preciso "saber amar". O advento da intimidade verdadeira parece ser algo bastante novo na história dos casais.

Muitos casais se amam e se separam. Por quê? Porque talvez tenha faltado saberem manejar o potencial do amor. O amor é um potencial e é preciso saber o que fazer com ele. Daí a crescente consciência de que precisamos "aprender a amar". Amar de uma forma madura que promova casais que funcionem melhor, mais preparados para construírem neste novo milênio um mundo mais amoroso.

Neste sentido, aqui estão algumas orientações e reflexões apontados por vários especialistas e também advindos da minha prática clínica, que espero, possam ajudá-lo/a na sua jornada pessoal, conjugal e familiar pelos caminhos do amor.

1 * Os modelos conjugais e familiares mudaram. Hoje os novos modelos exigem novas habilidades, novos instrumentos.

2 * A saúde conjugal requer um investimento diário na relação a dois.

3 * A primeira paixão a ser despertada é por si mesmo/a. Cuide de sua autoestima. 

4 * Atenção às escolhas do tipo "mais-do-mesmo" que já não deu certo antes. Ao escolher igual, o resultado tende a ser igual. 

5 * Evite rotular! O rótulo é uma prisão: ao entrar nele é difícil sair dele. 

6 * O relacionamento conjugal precisa ser cuidado e isto implica em cuidar primeiro do seu “casamento interior", ou seja, da comunhão da sua razão com a sua emoção. O seu "casamento externo" será um espelho do "casamento interno" entre a sua razão e a sua emoção. 

7 * No casamento um modela o outro, portanto, atenção com o que você está modelando no seu parceiro/a porque é provavelmente nisto de bom ou de ruim que ele/ela irá se transformar: no príncipe ou no sapo, na bruxa ou na princesa. 

8 * Não é recomendável reforçar na/o parceira/o aquilo no qual você não quer que ele/ela se transforme. Lembre-se: "Tudo aquilo que é focalizado expande", logo, evite expandir as dificuldades dele/a com críticas constantes: se há algo nele/a que você não gosta, aponte esta característica especificamente. Sem reduzi-lo/a a isto, pois, ele/a é muito mais do que aquilo e provavelmente nesse muito mais há muitas qualidades que você admira e que podem ser expandidas com os seus elogios. 

9 * É muito importante reforçar as qualidades do/a parceiro/a e também dos filhos/as. Assim que ele/a mostrar aquela qualidade, elogie. 

10 * Mostrar ao parceiro/a o que e do que você gosta. Principalmente na área sexual, isto é muito importante. 

11 * Numa discussão, focalize e procure resolver somente o motivo da briga.

12 * Não abra de uma só vez o baú das queixas, caso você as tenha acumulado, pois, a tendência é que ao misturar várias queixas, nenhuma seja ouvida ou resolvida. Procure resolver uma queixa de cada vez. 

13 * Evite brigas intermináveis que entram madrugada adentro, pois, isto desgasta profundamente o relacionamento a dois. Se o assunto não terminar em uma ou duas horas de conversa se deem um descanso agendando um novo horário para buscarem a solução para o problema numa nova conversa, um pouco depois. 

14 * Ao conversarem sobre assuntos que mexem demais com vocês, para impedir que um dos dois monopolize a conversa ou que vocês não se escutem, combinem que cada um fala dois ou três minutos, enquanto o outro o escuta sem interrupções; depois é o outro quem fala, também sem ser interrompido. Neste procedimento ambos respeitam a vez do outro falar e não o/a interrompe até que o tempo esteja esgotado. Assim, cada um pode falar e pode ouvir. Garantam que o procedimento seja respeitado para que possam com essa conversa chegar ao entendimento e/ou negociação. 

15 * O jogo conjugal é semelhante ao jogo de pingue-pongue: cada um joga a bolinha na sua vez. Não queira jogar todas as bolinhas e não queira que ele/a jogue todas as bolinhas. É preciso saber jogar a dois. 

16 * O diálogo e a negociação são a circulação sanguínea das parcerias.

17 * É fundamental manter o aquecimento da relação. Lembrem-se do exemplo do “alimento quentinho para comer e do alimento que foi para o freezer. O que foi para o freezer levará mais tempo e esforço para ser descongelado até poder ser comido do que o que está quentinho". Da mesma forma a vida conjugal, é importante procurar mantê-la sempre aquecida (com um beijo, com um olhar nos olhos dele/a, com um gesto acolhedor, com uma frase de compreensão, etc.) se esfria, fica mais difícil aquecê-la depois. Para ter amor é preciso manterá relação quentinha. 

18 * Se necessário busque ajuda especializada de médicos/as e psicólogos/as.

19 * Não acumular ressentimentos: "cada ressentimento guardado funciona como um tijolinho que vai formando uma parede que pode afastar-se e separar o casal". 

20 * Quando a raiva aparece ela precisa sair adequadamente, do contrário, cria-se um arsenal de pólvora dentro da pessoa e isso faz mal, intoxica a própria pessoa e a relação. 

21 * Deixar claro que não há ninguém o/a prendendo ao seu lado, apesar do seu desejo de que ele/a fique do seu lado. 

22 * Conscientizar-se de que ele/a não é seu pai/ sua mãe, naquilo de bom/ruim que sua mãe/pai fizeram/ fazem para você. Não confundir a figura do seu pai com a do seu marido nem a da sua mãe com a da sua esposa. 

23 * Outro lembrete: a namoradinha do papai é a mamãe, não a filhinha; o namoradinho da mamãe é o papai, não o filhinho. Não usar os filhos/as como os substitutos dos afetos do marido ou esposa. Esta não é a função dos filhos/as. 

24 * Intimidade é algo muito sério e delicado que coloca a alma dos seres humanos a descoberto, portanto, seja delicado/a ao entrar na intimidade de outra pessoa.

25 * Jamais use coisas que você descobriu na intimidade com seu parceiro/a contra ele/a, mesmo num momento de muita raiva. Se você fizer isto, com o tempo, dificilmente ele/a irá se sentir seguro/a para se expor diante de você. 

26 * Lembrar-se de que ter intimidade não é invadir o outro, jogar seu lixo pessoal na outra pessoa, desrespeitar o limite de cada um. Intimidade exige respeito à outra pessoa e ao relacionamento, do contrário, as pessoas ficam se sentindo ameaçadas e empunham suas armas; ficando defendidas não se entregam, não amam.

27 * Seja claro a respeito dos seus limites, mas, apenas coloque o limite onde realmente ele existir, pois, "até os limites têm que ter limites". 

28 * É preciso ser flexível, quem é flexível está vivo/a. 

29 * Sejam educados/as um com o outro: "Bom Dia", "Por Favor", "Muito Obrigado/a", etc. Intimidade exige educação, delicadeza, gentileza. 

30 * Bom humor é fundamental na vida, especialmente na vida a dois. 

31 * Jamais ataque o "eu" dele/a, dizendo: "Você é isto, um/uma aquilo...", pois, automaticamente ele/a se fechará para você e/ou partirá para o contra-ataque. 
Ao criticá-lo/a, não diga; "Você é um isto assim, assim...", diga: - "O que você fez é isto assim, assim...". Esta é uma forma de comunicar o seu desagrado com o que aconteceu sem ofendê-lo/a, e, portanto, sem afastá-lo/a. A pessoa se sentirá mais a vontade para ouvir o que você tem a dizer porque saberá que você não irá desferir suas flechas contra o "eu" dele/a, mas contra o que ele/a fez, portanto, algo que pode ser corrigido. 

32 * O perdão é uma varinha mágica e às vezes insubstituível. Saiba usá-lo!

33 * Estudos mostram que os casais que tem alguma religião a qual adotam de forma mais contínua tendem a ter mais harmonia em suas vidas pessoais, conjugais e familiares. 

34 * Lembrem-se de que "só Deus conhece o futuro de cada ser humano, de cada casal, de cada família, e assim, é essencial saber ouvi-lo como uma bússola que nos guia pelos caminhos da vida".


Valéria Giglio Ferreira - Psicóloga   CRP 06/39080-4
 
Individual, de Casal e Familiar.
Curso de orientação para casais e famílias.
Ribeirão Preto - SP
Fone: (16) 3911-7278 / 3911-2255 / 9219-2989 
E-mail: amar.psc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Grata.

Valéria Giglio Ferreira
www.amar.psc.br