Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!
Parabéns, Srs. juizes...Continuem assim. Cuspam bastante na cara do povo...Ignorem bastante o sofrimento do povo saqueado e, depois, acertem as suas contas com o Universo: vocês e seus\suas comparsas em roubar a população. Mas, não se enganem: o Universo, a seu tempo, fará a justiça prevalecer...

sábado, 3 de agosto de 2013

TOMADAS DE CONSCIÊNCIA são passos sem volta...



Valéria Giglio Ferreira - Psicóloga

Tomar consciência é um ato sem volta, pois, a consciência
em condições normais de saúde e crescimento somente se expande e uma vez expandida não se retrai mais.

Do mesmo modo que o universo, a consciência está em constante expansão. São as regras da natureza e disto não podemos fugir.

O insight não nos pede autorização para brotar. Quando estamos prontos ele simplesmente, como uma lâmpada automática, se acende em nossa mente e acontece.

Mas, o difícil deste fenômeno maravilhoso de nosso psiquismo que na hora certa acende a luz libertando-nos do sofrimento das trevas do inconsciente, do sofrimento e das repetições do sofrimento, está em lidar com as inevitáveis consequências e mudanças provocadas pela tomada de consciência - em geral, caracterizadas por um salto qualitativo/significativo no desenvolvimento do indivíduo.

Ao enxergarmos o que está acontecendo em nossa vida psicológica ganhamos a possibilidade de mudar.

Mais do que isto, somos contundentemente pressionados na direção da mudança e por mais que queiramos recuar de levar a tomada de consciência para a vida prática, nossa nova consciência - tanto da situação quanto das implicações negativas de resistir à mudança - não nos abandonará até que a façamos válida para a vida visível.

Nossa consciência não nos dará paz até que tomemos uma atitude que reflita nossa tomada de consciência.

"A verdade vos libertará", está escrito em João 8:32 do livro da sabedoria.

Sim. E mesmo que queiramos permanecer na antiga prisão e no "doce conforto da ignorância" seja por conformismo, preguiça de mudar ou medo do desconhecido, as pressões internas surgidas com a nossa nova configuração psíquica pós-insight não nos permitirá.

O desconforto psíquico advindo da conscientização entrará em rota de colisão com as forças psíquicas de resistência à mudança e em rota ascendente de confronto interno até que o elemento de transformação e crescimento seja reconhecido e tenha efeitos claros na realidade palpável.

Não se pode impedir o desabrochar da vida...nem mesmo da vida psíquica em sua busca de diferenciação e individuação para cada ser.

A nossa própria consciência nos cutucará, se preciso for, até o limite de nos colocar sob a ameaça de sintomatização física ou psicológica, uma vez produzir sintomas é a consequência cabível no movimento consciente ou inconsciente de bloquear o fluxo da vida em sua inexorável regra de a todos/as fazer crescer e desenvolver através do tempo.

A vida em sua programação cumpre etapas de desenvolvimento e nos propõe segui-los.

Deste modo, podemos dizer que assim como a serpente troca de casca quando é chegado o tempo da transformação, jamais seremos os mesmos/as uma vez que tenhamos sido tocados pela luz da consciência.

Resta-nos, então, aceitarmos e agirmos em sintonia e harmonia com a nossa nova luz.

© amar@gmail.com Todos os Direitos Reservados*.
Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais
Este texto pode ser reproduzido desde que se faça referência à autora e à fonte.

Modo de citação sugerido:
Ferreira, Valéria Giglio - Blog AMAR - ESCOLA DE CASAL E FAMÍLIA
www.amar.psc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Grata.

Valéria Giglio Ferreira
www.amar.psc.br