Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!
Parabéns, Srs. juizes...Continuem assim. Cuspam bastante na cara do povo...Ignorem bastante o sofrimento do povo saqueado e, depois, acertem as suas contas com o Universo: vocês e seus\suas comparsas em roubar a população. Mas, não se enganem: o Universo, a seu tempo, fará a justiça prevalecer...

terça-feira, 10 de março de 2015

POR UMA LÍNGUA PORTUGUESA MAIS DEMOCRÁTICA


Esse excesso de regras provoca INACESSIBILIDADE ao uso da Língua Portuguesa pela população em geral. 

Depois reclamam que o povo não é culto...! Que falam errado, que escrevem errado, que falar de tal jeito até dói o ouvido, que não têm o hábito da leitura...!

Sinceramente, tantas , tantas, tantas regras minuciosas de português enchem os picuás de qualquer um...
A verdade é que essa é uma língua elitizada e inacessível - tanto na escrita quanto na fala - para a maioria dos brasileiros\as comuns...

Fora as polêmicas entre os próprios profissionais da área e as frequentes mudanças na ortografia, que só fazem complicá-la ainda mais: é...não é..., não é...é...

E a menos que você seja um linguista - dos bons porque os mais ou menos também se equivocam - é impossível não errar com essa profusão de detalhes do português. Não sou favorável a um nivelamento por baixo, mas, a língua portuguesa tem que ser simplificada se quiser ser democrática. Assim como está não atende à população em geral. Para a maioria, falar e\ou escrever corretamente é, realmente, um bicho de sete cabeças, uma aventura cheia de armadilhas.

Pessoalmente, detesto ver um erro em minhas postagens, ainda mais quando já foram compartilhadas...Que é quando refazê-las fica mais difícil porque implica em deletar comentários, curtidas e compartilhamentos. E os erros ocorrem.! Não sempre,mas, ocorrem.

A coisa toda funciona assim: uma distração, uma olhadinha pro lado, "escreveu e não leu, o pau comeu" e o texto fica com uma vírgula a menos, um tracinho faltando ou sobrando, a crase fora do lugar, x no lugar do s...Aff!

Ora, uma língua é uma ferramenta de comunicação e comunicação é parte essencial das interações sociais, portanto, ela precisa ser acessível tanto na fala quanto na escrita à população toda. Não adianta dar estudo ao povo se a estrutura da língua continuar tão hermética que não possa caber no dia a dia das pessoas.

Então, no caso da Língua Portuguesa, não se trata apenas de falta de estudo por parte dos sujeitos - tanto que muitos estudiosos também se atrapalham. Trata-se de fato de inacessibilidade ao povo pela complexidade exagerada da Língua Portuguesa. Por exemplo: a palavra exagerada! Som de z e grafia de x...!!!Fala sério...Quando que o pobrezinho que nem tem o que comer vai saber dessa minuciosa diferença ortográfica???

Uma língua nacional rica é uma coisa, mas, uma língua nacional cuja população não consegue acompanhar ou alcançar é outra coisa.

Minha proposta é manter a riqueza, a beleza da língua portuguesa, mas, que sejam tirados os excessos - muitas vezes inúteis.

Que alguém acorde para essa realidade. Que a inacessibilidade no Brasil não está apenas na falta de rebaixamento das calçadas, na falta de computadores para população carente, mas - sejamos sinceros - na própria Língua Portuguesa.

Valéria Giglio Ferreira, Cidadã, esposa, mãe, psicóloga, blogueira, etc...
www.amar.psc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Grata.

Valéria Giglio Ferreira
www.amar.psc.br