Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!
Parabéns, Srs. juizes...Continuem assim. Cuspam bastante na cara do povo...Ignorem bastante o sofrimento do povo saqueado e, depois, acertem as suas contas com o Universo: vocês e seus\suas comparsas em roubar a população. Mas, não se enganem: o Universo, a seu tempo, fará a justiça prevalecer...

terça-feira, 14 de abril de 2015

MINHAS REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO


Penso que punições e recompensas são aspectos da modelagem de comportamento a que todos nós estamos sujeitos – isto faz parte do funcionamento da própria natureza e da vida e disto não se disto não se pode fugir.

A questão é qual a “modelagem de comportamento” cada teoria de aprendizagem está priorizando. Penso que as abordagens são ruins quando desconsideram o equilíbrio no eixo: 
conteúdo – criatividade.

A boa escola , a meu ver, é aquela que preserva o equilíbrio entre conteúdo e espaço para a criatividade e o novo sobre este conteúdo e até sobre outros conteúdos que precisam ser descobertos.

A formação humana não é apenas dada por teorias, mas, é ensina pela relação humana que se estabelece entre a instituição, os professores e os alunos.

De nada adianta uma teoria humanista e uma prática desumana. 

Palavras bonitas o vento leva.

A grande dificuldade está em se relacionar e ensinar a se relacionar de forma humana. 

E para isto os professores precisam ser pessoas maduras e trabalhadas em seu mundo interior, especialmente no que diz respeito à sua criança interior 
– que é o que vai atuar, ou não – 
de forma sombria ou iluminada na relação professor – aluno.

Professores mal trabalhados 
– às vezes sem terem muita consciência ditado – tendem a usar a hierarquia para projetar seus aspectos sombrios neste ou naquele aluno\a. 

Ou seja, 

PARA EDUCAR, PRIMEIRO, TEMOS QUE NOS REEDUCAR.

Pai e mãe são sempre a base, o solo e as raízes a partir das quais a semente - o ser humano – irá se desenvolver e se tornar uma árvore de bons frutos. 

E a escola? 

A escola é o adubo!!!

Talvez uma excelente parceria seja a da: boa raízes, boa terra, boa semente e bom adubo!

Tudo isto fortalecendo a planta para que cresça, dê lindas flores e bons frutos! Se reeducarem. Reencontrarem seu próprio equilíbrio.

Grande parte dos pais e mães de hoje, em virtude da mudança dos modelos de conjugalidade e família e também da revolução de costumes e valores está perdida e sem parâmetros, principalmente sobre onde colocar os limites.

Não sabendo onde colocar limites para si próprios não sabem colocá-los para seus filhos\as.

O que mais me preocupa na geração atual é que ao que tudo indica sabem se relacionar melhor com os aparelhos eletrônicos do que com os outros seres humanos.

 Isto pode significar que esteja sendo formada uma geração com precárias habilidades interpessoais. 

Isto daria impessoalidade aos indivíduos, deixando um vácuo no afeto – o que abre o caminho para todo tipo de vício: quando falta o contorno, o colo, o abraço, os vícios se aproximam para preencher esta falta.

A escola ideal, a meu ver é a escola desequilibrada entre conteúdo e criatividade. 

Mediando esta relação a humanidade presente na figura do mestre: aquele que ensina o que sabe, mas, deixa espaço para a sabedoria do aluno desabrochar como parte do processo de aprendizagem.

É parte da adolescência questionar o “status quo”, o que está estabelecido. 

Todas as gerações de adolescentes fazem isto.

Agora, a diferença a meu ver é que 
- como a “porta da perdição” está escancarada - 
esta é uma geração extremamente carente de afeto e orientação e os seus protestos não estão vindo somente na forma de rolezinhos, mas, na forma de outros comportamentos autodestrutivos praticados por muitos jovens da atualidade sem que seus pais se deem conta do quanto eles estão carentes de atenção e amor.

Pai e mãe precisam superarem a “grave crise de fragilização dos papéis parentais” assumir que educar seus filhos\as é sua responsabilidade. 

A escola é apenas o adubo.

Se for um bom adubo, tanto melhor.


Valéria Giglio Ferreira
 Psicóloga individual – Casal e Familiar
 AMAR – Escola de Casa e Família – www.amar.psc.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Grata.

Valéria Giglio Ferreira
www.amar.psc.br