Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

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Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!

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Parabéns, Srs. juizes...Continuem assim. Cuspam bastante na cara do povo...Ignorem bastante o sofrimento do povo saqueado e, depois, acertem as suas contas com o Universo: vocês e seus\suas comparsas em roubar a população. Mas, não se enganem: o Universo, a seu tempo, fará a justiça prevalecer...

sábado, 9 de junho de 2018

SER ADULTO E A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA, linguagem do terceiro milênio!



Uma das características de "SER ADULTO" é a integração dos opostos e a aceitação das coisas por inteiro, na sua totalidade. O respeito a si mesmo\a e ao outro.

Sim... E nisto, ainda, estamos caminhando... 

Uma das propostas do terceiro milênio está ligada à mudança na forma de nos comunicarmos, trocando a comunicação violenta, ofensiva a qual a nossa sociedade está habituada pela comunicação não violenta, assertiva

Integrar opostos implica no respeito à verdade do outro, embora, não necessariamente, acompanhado de adesão ou aceitação desta verdade como procedente. 

Relações maduras também implicam em renunciar à tentação e até à presunção de definir o outro no lugar dele próprio, em nos darmos o direito de termos nossa opinião a despeito dele\a de forma clara, mas, sem magoar, desnecessariamente, o ego do alheio. 

Tudo isto solicita de nós que sejamos assertivos ao nos comunicarmos e ao nos relacionarmos.

Acredita-se que uma das grandes mudanças esperadas e desejadas para o  terceiro milênio deva ocorrer na área da comunicação interpessoal.

A forma vigente de nos comunicarmos é considerada altamente agressiva e violenta e isto funciona como a mordida cortante que encerrará qualquer bom diálogo.

A agressividade da atual forma de comunicação está no fato de as críticas e ataques se dirigirem ao ego das pessoas e não aos acontecimentos.

Ao terem seu ego atacado, as pessoas tendem a reagir imediatamente, fechando-se ao diálogo ou partindo, ainda, para o 
contra-ataque.

Nesta altura da comunicação o diálogo já se foi e a briga de ofensas, cheia de palavras mal colocadas e mal ditas, sequelas e ressentimentos teve início e dentro de minutos estará instalado o ringue repleto de frases que o tempo poderá ter dificuldade em apagar.

 Marcas e mágoas que, muitas vezes, ficam para sempre no coração das relações...

Outras vezes, entretanto, será possível reconstruir o significado do mal colocado dando a ele uma melhor conotação.

Os ataques aos egos das pessoas fazem com que elas reajam e se defendam por muitos motivos, mas, especialmente, pelo motivo óbvio da sobrevivência psíquica de suas respectivas imagens para consigo mesmas e para com os outros.

Diversamente, quando fatos são atacados as pessoas reagem de modo, surpreendentemente, diferente.

A diferença é que nesta segunda situação, elas conseguem perceber o ocorrido como algo externo a si próprias, portanto, com mais impessoalidade e com o distanciamento necessário para continuar escutando o que diz seu interlocutor.

Podemos dizer que neste novo contexto - sem ser possuído por uma emocionalidade reativa - o sujeito consegue suportar permanecer na conversa, o que aumenta, enormemente, sua capacidade de manter o raciocínio lógico e as chances da tomada de consciência ser seguida de mudanças em seu agir.

Ao não tomarem no pessoal, os sujeitos são mais capazes de perceber a legitimidade e procedência contidas na queixa do outro.

 A queixa é registrada como algo externo a si, e portanto, algo que pode ser analisado e modificado.

Deste modo, a comunicação ideal dirige as críticas, descontentamentos ou ataques (quando for o caso!) ao objeto e NUNCA ao sujeito, nunca ao EU do outro (ou ao seu próprio).

Sim, a comunicação assertiva também refere-se à relação consigo mesmo\a: não ataque a sua pessoa em conversa de espécie alguma. 
Seja igualmente assertivo\a quando falar ao outro sobre a sua própria pessoa, ainda que seja uma autocrítica!!! 

Na "comunicação assertiva", a queixa dirige-se aos atos, fatos e acontecimentos e não aos indivíduos.

E com simplicidade, podemos aprender o princípio fundamental que rege a dinâmica da assertividade na comunicação interpessoal. 

Então, não basta falar, não basta discutir.

 É preciso que sejamos assertivos na hora de falar, de discutir e até de brigar, porque, do contrário, encerra-se o diálogo, encerra-se a discussão e começa a pancadaria verbal, de onde costumam sair 
muitos feridos/as, poucos avanços e nenhuma negociação.


PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA:

 Pessoas são o que são, mas, seu comportamento pode mudar!

Vejamos alguns exemplos:

Forma agressiva de falar (disfuncional, ineficaz):

* " - VOCÊ É um chato/a e inaceitável!"

* " - VOCÊ É UM/A estúpido/a insuportável!"

Forma assertiva de falar (funcional, eficaz):

* " - O QUE VOCÊ FEZ é muito chato e inaceitável!"

* "- O QUE VOCÊ FEZ é uma estupidez insuportável!"

Bom treinamento a todos/as. 
Os resultados são imediatos!!!


Valéria Giglio Ferreira
Psicóloga clínica e educadora
© amar@gmail.com Todos os Direitos Reservados*.


 
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Modo de citação sugerido:
Ferreira, Valéria Giglio - Blog AMAR - ESCOLA DE CASAL E FAMÍLIA
 

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Valéria Giglio Ferreira
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