Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Celebre e agradeça a vida como grande bênção...

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!

Deus ilumine o Brasil e o mundo, em nome de Jesus Cristo! Amém!
Parabéns, Srs. juizes...Continuem assim. Cuspam bastante na cara do povo...Ignorem bastante o sofrimento do povo saqueado e, depois, acertem as suas contas com o Universo: vocês e seus\suas comparsas em roubar a população. Mas, não se enganem: o Universo, a seu tempo, fará a justiça prevalecer...

terça-feira, 7 de outubro de 2014

O saldo das relações interpessoais!

Ao longo dos anos, observei em meu trabalho atendendo casais e também indivíduos - e até mesmo em meus relacionamentos pessoais - que todas as relações possuem um saldo e que este saldo se dá pelo resultado entre a quantidade de energia que entra e a quantidade de energia que sai do relacionamento.


Assim, esta equação serve para que possamos analisar as relações interpessoais que mantemos em termos do saldo de cada uma delas, corrigindo esse saldo - através do fortalecimento das afinidades e da negociação das diferenças - e até abandonando-as ou afastando-nos delas quando não nos compensem o gasto de energia vital que demandam em comparação com a energia vital que nos fornecem.

Procurei desta forma, uma equação simples que nos permita esta avaliação. É a que exponho no post abaixo.

A questão é:

" - Esta relação tem saldo positivo ou negativo?"

Se for positivo invista, se for negativo, deixe ir...ou certamente, mais cedo ou mais tarde você vai se desequilibrar. Lembrando que construir o equilíbrio leva anos e para o desequilíbrio bastam segundos...Então, se o saldo da relação for negativo, antes que o desequilíbrio se instale de modo reversível ou irreversível, deixe ir...Não segure o que te faz mais mal do que bem.


Isto vale para as relações com as pessoas e também com as coisas: " - Isto que faço, tenho ou quero tem que saldo em minha vida? Qual é a relação entre entrada e saída de energia para manter ou ter isto? Claro que tudo tem o seu preço, mas é preciso que o bônus seja maior do que o ônus - ou, pelo menos igual!

Nas relações humanas pode acontecer que em fases de crise o saldo energético da relação fique temporariamente  negativo, mas, o que conta aqui é o resultado geral ao longo do tempo.

Também pode ocorrer que eventualmente a relação receba um extra de energia em virtude de uma fase singular ou de algum acontecimento especial, mas, que isto não se mantenha por muito tempo e logo volte o padrão anterior de desgaste do vínculo e da também da saúde de todos\as os sujeitos envolvidos.

Nem sempre este desgaste é mútuo: às vezes a relação dá energia para um e rouba energia do outro, mas, outras vezes o desgaste é recíproco.

NADA justifica que uma relação doentia seja mantida. Não na sua forma doentia. Muitas vezes é além de desejável, possível transformar uma relação doentia em relação saudável, mas, disto dependem muitos fatores inclusive inconsciente. A psicoterapia mútua pode ser de grande ajuda quando ainda existe amor na relação.

Assim sendo, tenhamos uma convicção: relações saudáveis devem ter necessariamente saldo positivo em termos da energia vital circulante no relacionamento.



Valéria Giglio Ferreira - Psicóloga 
CRP 06\39080-4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Grata.

Valéria Giglio Ferreira
www.amar.psc.br